GRÃOS

Lentilha: uma fonte de energia e saúde

Conheça os muitos benefícios da lentilha, como fibras, vitaminas e carboidratos complexos. Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol.

As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial).

Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. As lentilhas têm somente um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas.

Por exemplo: lentilhas cozidas com arroz ou sopa de lentilhas com pão.

Os brotos de lentilha são uma boa fonte de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico.

LENTILHA RICA EM PROTEÍNA!

O alto valor nutricional e proteico da lentilha levou uma empresa do Canadá a efetuar estudos no sentido de aproveitar as propriedades da lentilha rica em proteína nas barras energéticas consumidas pelos desportistas. Os estudos feitos com vários grupos de atletas canadenses provaram que os seus desempenhos, capacidades e resistência aumentaram após a ingestão de lentilhas.

A lentilha é uma importante fonte de proteínas e contém 18 dos 20 aminoácidos necessários á produção de proteínas. Contudo, ao germinarem recuperam os dois em falta, tornando-se um alimento completo em aminoácidos.

Rica em fibras e pobre em gorduras, a lentilha ajuda a fazer a digestão e a baixar os índices de glicemia estabilizando o açúcar no sangue. As lentilhas são uma ótima fonte natural de ácido fólico e de vitamina B6, dado o alto teor de folato que contêm. As lentilhas também possuem magnésio, são fonte natural de vitamina B1 ou tiamina, cálcio, fósforo, manganês e ferro.

As lentilhas têm um elevado teor de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de proteína e é um precursor da serotonina e da melatonina. Possui molibdênio, um elemento químico que existe nas lentilhas em quantidades elevadas e é fundamental para catalisar reações químicas importantes e necessárias para transformar os alimentos em energia.

Related Projects